quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A ponta do novelo


Que 2020 foi um ano diferente ninguém há de discordar.
Na verdade, vivemos tempos difíceis.
Não é difícil só por fora, mas por dentro também.
Não sei se você se sente assim, mas aqui dentro
as vezes parece embolado pra mim.

É como um grande novelo de lã
que esquecido à própria sorte
seguiu caminhos diversos e se enrolou
mais e mais em si mesmo,
sem que se percebesse seu início e seu fim. 

Engraçado é que uma rápida pesquisa no Google
nos trás alguns tutoriais de como encontrar a ponta do bendito novelo.
Mas, não havia tutorial para encontrar a ponta do meu novelo.
Assim, percebi que eu mesma teria que abraçar esse desafio. 

Não sabia por onde começar, mas comecei.
Parecia que quanto mais eu mexia,
mas difícil ia se tornando a tal tarefa.
Pensei em desistir,
era um novelo grande demais que me fazia tropeçar.
Chorei, me dei por vencida, mas não desisti.
Vi que sozinha não dava,
pedi ajuda e era justamente o que faltava:
Um olhar de fora, atento ao todo e não apenas aos nós.
Não pense, no entanto, que encontrei a ponta do meu novelo de imediato.
Ora, só filmes tem finais felizes esperados!

Ter outros olhos me ajudando a perceber
o caminho daquele embaraço
me fizeram não ter medo do que vinha pela frente.
Eles me ajudaram a puxar  um pouco mais pra direita, menos pra esquerda, afrouxar as laterais e assim, depois de muito suor, encontrei a ponta do novelo.

Sigo puxando e descobrindo nós passados que já não me fazem tropeçar.
Desfazê-los me traz o sabor da experiência de me encontrar
e a certeza de que pelo menos aquele nó não vai mais me embaraçar. 

Dayana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário